ECOFRIENDS

ES: (27) 99746-7795

BA: (48) 99102-4322

©2019 by Ecofriends. Todos os direitos reservados.

Buscar
  • Ecofriends

Inspiração que motivou a criação da Ecofriends

A Ecofriends surgiu a partir de um inconformismo.



Ao longo do curso de Oceanografia, além de me interessar e me preocupar cada vez mais com a relação da humanidade com o ambiente marinho, eu pude perceber que, por muitos e muitos anos, essa relação tem sido de exploração e de descaso. O homem, de forma geral, sempre teve uma ideia deturpada de que os oceanos representam algo inatingível, inabalável e duradouro. E eu me incluo nisso. Demorou para que eu percebesse que eu tenho responsabilidade sobre os oceanos e que eles precisam de cuidados. Não somente como Oceanógrafa e eterna estudante do ambiente marinho, mas como habitante deste planeta. Até que um dia ficou mais do que claro para mim que eles são essenciais para a vida na Terra e que isso às vezes passa despercebido por muitos. Decidi, então, que era hora de fazer o que eu pudesse para mudar essa situação.


Comecei a pesquisar e ler muito sobre a poluição do ambiente marinho e sobre o impacto que o crescimento da população mundial tem causado nos oceanos, o que, nos dias atuais, só poderia me levar a uma coisa: a poluição por plástico. Isso começou a ter uma influência tão grande na minha vida que eu decidi parar imediatamente de usar descartáveis, de usar sacola, canudo e qualquer tipo de plástico que eu pudesse evitar. Estimam-se que entre 8 e 15 milhões de toneladas de resíduos plásticos terrestres acabam nos oceanos todos os anos.



Para mim estava mais do que claro que a única forma realmente efetiva de impedir que o plástico chegasse ao ambiente marinho era se eu - e todas as pessoas - parasse de usá-lo. A partir daí, fui espalhando essa ideia para as pessoas ao meu redor e acabei descobrindo que uma amiga, também Oceanógrafa, tinha a mesma vontade de fazer algo maior para acabar com a poluição por plástico. Nós duas tínhamos o mesmo pensamento: ou a gente espera que a situação seja resolvida pela boa vontade dos políticos, órgãos ambientais e tomadores de decisão ou a gente começa a mudança em nós mesmas e passa a sensibilizar as pessoas ao nosso redor, mostrando quais são as consequências dos nossos atos e como temos o poder de escolher que nossos impactos sejam positivos ou negativos. Era de nosso entendimento que o que faltava era informação. E não só informação do problema, porque há bastante, mas informação sobre a solução. O que nós poderíamos fazer para resolver a situação? Se todos os problemas ambientais são causados por ações humanas, então somos nós mesmos que devemos nos responsabilizar e nos mobilizar para resolvê-los, certo?




Começamos criando uma página no Instagram, cuja principal intenção era endereçar a problemática do plástico nos oceanos, dando ideias práticas de soluções para esse problema. Nós queríamos compartilhar informações sobre o assunto, mas também compartilhar nossas próprias experiências em busca de uma vida com menos plástico.





Com o tempo nós percebemos que precisávamos ir além do Instagram, por isso passamos a dar palestras e a participar de eventos. Percebemos também que queríamos fazer desse projeto o nosso trabalho. Não só pelo aspecto financeiro, mas porque queríamos dedicar 100% do nosso tempo para aprimorar as relações homem-oceano e homem-meio ambiente. Foi aí que surgiu a ideia de montarmos uma empresa, a Ecofriends Consultoria cujo objetivo é promover um estilo de vida sustentável e acessível para todos.

Qualquer dúvida sobre nossos serviços, entre em contato que estaremos prontas e super felizes para responder! :)))


Por: Lyla Narah

Adaptação: Lorena Oliveira

5 visualizações