ECOFRIENDS

ES: (27) 99746-7795

BA: (48) 99102-4322

©2019 by Ecofriends. Todos os direitos reservados.

Buscar
  • Ecofriends

Presentes não são só coisas

Há 5 dias do natal, venho trazer essa bomba pra vocês: presentes não são só coisas!!


Sei que fomos criados em uma sociedade capitalista, que em épocas comemorativas nos enchem de comerciais e publicidades sobre coisas que temos que comprar; comerciais que são até emocionantes só pra no final mandar a gente comprar algo. Quase passam a ideia de que se você não comprar, não der presente para seus pais, irmãos, avós ou tios, significa que você não os ama.


Isso é mentira. Você não precisa comprar algo e presentear alguém para demonstrar seu amor.


Mas deixa eu compartilhar com vocês algo que eu demorei muiiiito para perceber.

Sair com quem você ama para um programa diferente, como passear em algum parque, ou ir em uma cachoeira que vocês sempre quiseram ir, ou visitar um museu, enfim... planejar um dia gostoso com que você gosta é um baita de um presente.

Visitar seus avós, parar e realmente escutar e conversar com eles, dar atenção, cozinhar junto talvez... é um baita presente.

Tirar um dia para ensinar a molecada a andar de bicicleta, a praticar algum esporte novo, ou simplesmente um dia pra brincar sem hora ou compromisso é um baita presente.

Doar brinquedos, roupas, alimentos e principalmente seu tempo para pessoas que precisam é um baita de um presente para eles e principalmente para você!


Enfim, esses momentos são todos muito pessoais e obviamente variam o grau de importância de pessoa para pessoa, mas a intenção maior aqui é a reflexão. É te chamar para pensar fora da caixinha que fomos condicionados das compras excessivas e por muitas vezes sem necessidade.

A própria palavra “presente” tem um bocado de significados, já pararam pra pensar? Na gramática significa algo que está acontecendo no momento agora, no momento presente. No sentido figurado pode significar que alguma característica está presente em alguém, ou que esse alguém está presente em nossas vidas mesmo longe, ou ainda que aquela pessoa é muito presente na sua vida. Como substantivo, é aquilo que se oferece para alguém (note que em nenhum momento é definido um objeto de valor aqui).

Confesso que gosto muito do sentido gramatical e figurado rsrs.

Com tantos significados, por que não podemos ressignificar alguns usos dessa palavrinha? Use sua criatividade e transforme esse tal de presente em algo muito mais legal que a televisão insiste em nos passar! Vamos juntos nessa! ><


Mas tudo bem também gostar de dar e ganhar presentes (aqui leia objetos novos). É muito

legal, se eu disser que não gosto estou mentido, gosto muito, mas é um costume que podemos trabalhar aos poucos para ir quebrando, podemos começar pensando em comprar só o que for realmente necessário para nossos entes queridos, algo que você saiba que eles estejam precisando, ou coisas simples, locais e de pequenos empreendedores que demonstram muito mais o afeto do que o valor em si...

Por fim, a dica final é: se for comprar, peça sem a embalagem, reutilize algo em sua casa, seja uma folha de jornal com laço colorido, papel, ou caixinhas reutilizáveis, aproveite o presente e dê o exemplo junto! ;)

Boas festas sustentáveis para nós, ecofriends! 

3 visualizações